EUROPA

 Muitos talvez nem se lembram do Long-eze G-Ivan, de Ivan Shaw, o primeiro Long-eze com dois motores, montados na asa, no início dois Hirt, e posteriormente dois Norton Rotativos. Com bagagem em construção tipo Rutaneana, ou seja fazer a asa a partir de blocos de Styrafoam, e adaptações, partiu para seu próprio projeto, um asa baixa, com apenas uma roda central como trem de pouso, assistido por duas pequenas rodas de equilíbrio na ponta da asa, típica de alguns moto-planadores. A aeronave que possui um habitáculo com 1110 mm de largura, principalmente por ter em seu interior uma roda, bem no meio da cabina, o que obrigou-o a ter esta largura. Porém como a roda está em baixo, sobra todo este espaço na largura dos ombros, o que é ótimo.

Podendo trabalhar com motorização de 80 a 120 HP, permite com um motor de 80 HP manter uma cruzeiro de 150 mph.

O avião, a forma construtiva, o desempenho e o desenho do cockpit, mostram que Ivan Shaw, acertou no seu projeto.

Quem possui este aparelho hoje pode inclusive adquirir em separado um novo jogo de asas, que o transforma em um moto-planador, com planeio de 25:1, o que não é nada mal em se levando em consideração que foi projetado para ser um avião.

Não exsitem plantas a venda desta aeronave. O kit porém pode ser adquirido por U$ 19.985,00.

Este projeto é Europeu, o que pode facilmente ser percebido pelo tipo de trem de pouso, muito utilizado por planadores, porém para o mercado americano, foi introduzido o trem de pouso tipo triciclo, porém com uma perda de 20 mph na velocidade máxima.

O EUROPA se utiliza de uma cola Ciba 420, onde a temperatura máxima que suporta para uma determinada carga especificada em normas, é de 45 graus Centígrados. Por isso, muito cuidado deve-se ter com pinturas que não sejam branca. A cor branca "puxa " menos temperatura. Outras cores facilmente atingem temperaturas maiores que 45 na superfície da aeronave, e consequentemente em seu interior, portanto, ultrapassando o valor máximo da cola. Não quer dizer que a cola não agüenta 50 graus, porem, a esta temperatura suporta menos carga que a 45 graus. Com a aeronave em vôo a temperatura tende a abaixar pela dissipação de temperatura, porem, no interior, pode permanecer elevada. Por isso, cuidado com cores que não sejam as brancas, e isso é válido para toda a aeronave feita em fibra de vidro, ou composite.

 Envergadura

7.92 m

Velocidade max.

188 mph

Área de Asa

8.83 m2

Velocidade cruz.

150 mph

Comprimento

5.85 m

Velocidade de stall

42 mph

Peso máximo

624 Kg

Teto de serviço

15.000 pés

Peso vazio

318 Kg

Potência

80 HP

Combustível cap.

72 litros

Subida

800 fpm

Lugares

2

   
Alcance

1020 Km

   
Dist. de decolagem

107 m

   
Dist. de pouso

244 m

Fabricante

Europa Aviation

EUROPA AVIATION

Unit 2A Dove Way -- Kirby Mills Industrial Estate

Kibymoorside, N. Yorks YO66NR -- ENGLAND

Tel: 4401751 431773