W-10 TAILWIND
Desenhado por S. J. Wittman, ( detentor da patente do trem de pouso tipo lâmina ) em 1953, tem uma aerodinâmica muito refinada para a sua época. Com um motor de 145 HP consegue manter uma cruzeiro de 180 mph, o que é difícil ainda nos dias de hoje.
O W-10 é um asa alta de 2 lugares lado a lado, com trem de pouso tipo convencional, e pára-brisa bastante inclinado para trás.
Sua fuselagem é feita em aço e as longarinas da asa em madeira, sendo que sua fuselagem é entelada.
A planta deste projeto custa U$ 180,00, e quem desejar, um adendun para uma motorização automotiva de 8 cilindros em V, pagará mais U$ 35,00.
O trem de pouso como não poderia deixar de ser, é do tipo Wittman ( lâmina ).
O Nesmith Cougar, o BD-4, e o White Lightining, com certeza se basearam no W-10 para desenhar seus pára-brisas, pois tem inclinações semelhantes.
Para quem deseja algo parecido com o BD-4 porém em tubos de aço, este é sem dúvida nenhuma uma boa opção.
Existe hoje aproximadamente 380 aeronaves destas completas.
Envergadura | 7.3 m |
Velocidade max. | 200 mph |
Área de Asa | 8.64 m2 |
Velocidade cruz. | 180 mph |
Comprimento | 6.0 m |
Velocidade de stall | 55 mph |
Peso máximo | 647 Kg |
Teto de serviço | 20.000 pés |
Peso Vazio | 381 Kg |
Potência | 145 HP |
Combustível cap. | 133 litros |
Subida-monoplace | 1200 fpm |
Lugares | 2 |
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Alcance | 1100 Km |
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Dist. de decolagem | 228 m |
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Dist. de pouso | 198 m |
Fabricante | Aircraft Spruce |
AIRCRAFT SPRUCE & SPECIALTY
201 W. Truslow Avenue - Fullerton CA 92632
Tel: 800-824-1930