AEROPEPE PLÁSTICOS DE ENGENHARIA

AERONAVE FLAMINGO

O ultraleve avançado Flamingo tem surpreendido a todos que nele tem tido a oportunidade de voar, seja pelas performances desenvolvidas como pelo conforto e pela baixa emissão de ruídos e vibrações. Neste projeto foi dada grande atenção ao estilo e ergonometria para os ocupantes, sem que fosse deixado de lado as questões relativas a qualidade do vôo, sendo também levada em consideração a resistência estrutural do aparelho. No habitáculo procuramos dar o acabamento semelhante ao de um auto-passeio, tendo formas harmoniosas e combinação entre superfícies, o painel de instrumentos é uma peça com três planos distintos, visando melhor distribuição e assimilação dos instrumentos. Existe a opção de forração em couro e escolha dos seus tons e cores.Sob os assentos temos dois porta-objetos e um amplo bagageiro por trás. Um dos pontos altos desta aeronave é a qualidade e facilidade de seu vôo, com os motores Rotax 912 (80 H.P.),  BMW (100 H.P.) e o motor VW 1800 com reditor ( 80 HP) o comportamento é bastante semelhante, estol bastante suave e previsível, excelente estabilidade em todos os eixos e comandos diretos e positivos. Com o motor BMW temos grande capacidade de subida, devido a maior potência disponível além da boa envergadura (10.40 m). Temos aqui um número bastante significativo, na subida mantendo a velocidade em 80 mph (IAS), conseguimos subir a aproximadamente 1300 ppm. Durante a fabricação utilizamos diversas técnicas avançadas para dar melhor performance técnica nas partes executadas, moldagem à vácuo, pós-cura, moldagem sob pressão, testes estruturais não destrutivos em cada item fabricado. A longarina das asas é em fibra de carbono formando estrutura autoportante. Futuramente teremos como opção mais econômica a motorização VW 1800 c/ redutor, esta aeronave ainda está em construção. Nossa expectativa é que a sua performance deverá ser semelhante a da aeronave com motor Rotax 912 (80 HP). Segue abaixo ficha técnica,

AERONAVE : Flamingo

CARACTERÍSTICAS: Aeronave Experimental, categoria Ultraleve , Asa alta, 2
lugares lado a lado, Trem de Pouso triciclo, Envergadura 10,40 m, Comprimento 7,50m , Altura 2,80 m, Largura Interna 1,10 m. Porta bagagem localizada atrás do banco, com capacidade volumétrica aproximada de 200litros ou aproximadamente 20kg. O Sistema de rodas do Trem de Pouso será carenado com polainas. A Motorização comporta os seguintes modelos BMW 1100 S Rotax: 503, 582, 618, 912, 912s e 914 e VW 1800 c/ redutor. A Aeronave básica inclui velocímetro, altímetro, inclinômetro e bússola. Tanques com capacidade de 60 a 100 litros. O Habitáculo terá revestimento alcochoado nos assentos e tecido sintético nas colunas, portas, e bagageiro. A Aeronave será entregue na cor branca, faixas padronizadas e prefixo.
 

Fabricados com estrutura em materiais compostos, utilizando tecido de fibra de vidro, carbono e resinas termofixas compondo sanduiche com espumas de PVC.

Aeronave na categoria Ultraleve Avançada, asa Alta bi-place ( dois assentos) lado a lado, asa cantilever com longarina composta por mesas em unidirecionais de carbono.

Trem fixo triciclo, com bequilha louca ( freios direcionais), estabilizador horizontal total ( full stabilator ),flaps e ailerons sub-alares (tipo Junkers).

Comandos de ailerons e profundor por tubos,balancins e terminais rotulares.

Comandos de leme por cabos duplos.

Comandos de flapes elëtricos por cabos teleflex.

Já Produzimos aeronaves deste Modelo com as seguintes motorizações:

- Rotax 503 (50 HP),

- Rotax 582 (64 HP)

- Rotax 912 (80 HP),

- BMW 1100 (100 HP)

- VW 1800 (80 HP).

Obs.: A aeronave potenciada com motor VW 1800 ( 80 hp ) tem rendimento aerodinâmico bastante semelhante ao da aeronave com motor Rotax 912 ( 80 hp ).

 

PERFORMANCE: Os dados abaixo correspondem à motorização com motor
Rotax 912/BMW 1100 S/VW 1800.

Envergadura

10,40 m

Velocidade VNE

140 mph

Área de Asa

14,86 m2

Vel. cruz. a 75%

110/120/110 mph

Comprimento

7,50 m

Velocidade de stall

35 mph

Peso máximo

550 Kg

Teto de serviço

19.000 pés

Peso vazio

290 Kg

Potência

180 HP

Combustível cap.

182 litros

Subida

800/1300/900 fpm

Lugares

2

Carga Alar

37 Kg/m2

Alcance, s/res. 90 lt

550/900/550 milhas

Resist. Estrutural

4,4 G´s

Dist. de decolagem

100 m

Planeio

19:1

Dist. de pouso

150 m

Fabricante

AEROPEPE

Estamos trabalhando neste projeto a cerca de dez anos e desde o nosso protótipo sempre fomos surpreendidos pelas qualidades que íamos descobrindo nesta aeronave. É preciso dizer que na nestes primeiros dias utilizávamos nele um motor Rotax 503 de dupla carburação e conseguíamos cruzar com 85 a 90 mph, subindo com dois a bordo, a 500 ppm. Neste protótipo tínhamos carga alar de 32 Kg/m2 e peso vazio de 280 Kg.

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